Nossa História
A Escola
Municipal
Raimundo
Galdino
da
Silva,
foi
criada
e
denominada
pelo
Decreto
nº
l.697/98,
na
gestão
da
Prefeita
Rosalba
Ciarlini
Rosado.
No
ato
de
sua
criação
a
escola
oferecia
a
1ª
e
2ª
série
do
ensino
fundamental
e
funcionava
em
dois
locais
diferentes
servindo
a
duas
comunidades:
Assentamento
Cordão
de
Sombra
I
e
II,
em
casas
de
taipa
da
fazenda
de
Raimundo
Galdino
da
Silva,
nome
dado
à
escola.
Em
l7
de
maio
de
2004,
em
virtude
de
algumas
dificuldades
no
funcionamento
da
escola
no
Assentamento
Cordão
de
Sombra
I,
como:
difícil
acesso;
falta
de
energia
e
baixa
matrícula,
os
alunos
foram
transferidos
para
o
prédio
da
escola
que
funcionava
no
Assentamento
Cordão
de
Sombra
II,
que
também
não
oferecia
boas
condições
de
funcionamento.
Em
2002
com
o
advento
da
nucleação
a
escola
passou
a
ser
nucleada,
pertencendo
administrativamente
ao
Núcleo
Municipal
Francisco
Ferreira
Souto,
fato
marcante
na
vida
da
escola,
que
passou
a
ter
uma
nova
estrutura
pedagógica,
administrativa
e
financeira,
oferecendo
o
ensino
infantil
e
o
fundamental
da
1ª
a
4ª
série,
as
comunidades
de:
Cordão
de
Sombra
I
e
II;
Maracanaú
e
Sítio
do
Meio,
com
quadro
de
professores
e
funcionários
concursados.
Outro momento marcante para escola e
comunidade foi em março de 2006, com a construção da nova sede da
escola que elevou a autoestima de todos e o processo
ensino-aprendizagem.
A
denominação
da
escola
foi
uma
homenagem
ao
Sr.
Raimundo
Galdino
da
Silva
(Pai
Raimundo),
Nascido
no
dia
25
de
junho
de
1907,
na
comunidade
do
Sítio
Carmo,
no
município
de
Mossoró.
Com
o
falecimento
de
Raimundo
Galdino,
os
seus
filhos
venderam
a
fazenda
para
o
programa
de
reforma
agrária,
passando
a
ser
chamada
de
Cordão
de
Sombra
em
1996.
A
Escola
Raimundo
Galdino
da
Silva
(nucleada),
possui
89
alunos
matriculados
e
uma
equipe
gestora
que
é
dividida
com
a
Escola
Francisco
Ferreira
Souto
(sede
do
núcleo);
conta
efetivamente
em
seu
quadro
de
pessoal
com:
04
professores
(sendo:
02
efetivos
e
02
com
aulas
excedentes);
01
merendeira
e
01
auxiliar
de
serviços
gerais
(terceirizados).
Está
localizada
no
Assentamento
Cordão
de
Sombra
II,
município
de
Mossoró,
por
acessos
de
estradas
sem
boas
condições.
Quase
todas
as
pessoas
que
trabalham
na
escola
deslocam-se
diariamente
em
carros
particulares
fretados.
O
espaço
físico
da
escola
tem
boas
condições,
mas
já
nasceu
com
problema.
Na
estrutura
física
da
escola
não
dispomos
de
salas
para
biblioteca;
laboratório
de
informática
e
sala
de
professores.
Dispõe
apenas
de
01
sala
com
09
(nove)
m²
para
abrigar
todas
as
necessidades
administrativas.
A
escola
oferece
Educação
Infantil
em
turma
única
(níveis
I
e
II);
Ensino
Fundamental:
Ciclo
da
Infância
em
turma
multisseriada
com
1º
e
2º
ano;
uma
turma
do
3º
ano
(com
duração
de
três
anos,
distribuídos
em
três
fases)
e
turma
multisseriada
com
4º
e
5º
ano
em
regime
anual,
sua
clientela
são
filhos
dos
assentados
das
comunidades
de
Cordão
de
Sombra
I
e
II,
Maracanaú
e
Sítio
do
Meio.
As
crianças
das
comunidades:
Cordão
de
Sombra
I,
Maracanaú
e
Sítio
do
Meio
deslocam-se
até
a
escola
em
ônibus
escolar,
o
que
representa
64%
dos
alunos
matriculados.
O
nosso
universo
escolar
é
marcado
por
conflitos,
num
ambiente
que,
por
um
lado
reproduz
os
valores
hegemônicos
da
sociedade,
e
que
por
outro,
pelos
impasses
enfrentados
dentro
e
fora
das
salas
de
aulas,
também
participa
da
transformação
desses
valores,
pois
é
um
lugar
fundamental
na
construção
de
sujeitos.
Enquanto
organização
e
instituição
social
têm
a
função
social
de
sistematização
no
processo
formativo
que
visa
construir
valores,
ensinamentos
e
normas
da
sociedade,
fazendo
a
mediação
entre
os
conteúdos
historicamente
produzidos
pela
humanidade
e
o
aluno,
procurando
formas
para
que
esses
conhecimentos
sejam
apropriados
pelos
indivíduos,
contribuindo
para
a
formação
de
novas
gerações
de
seres
humanos.
(SAVIANI,
2003).
Somos uma escola
do Campo que significa fazer uma escola para se viver no campo,
inverter a lógica de que se estuda para sair do campo. Escola do
campo significa pensar e fazer a escola a partir do projeto educativo
dos sujeitos do campo.
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